ESDM promoveu evento em conjunto com outras entidades
A ESDM promoveu, nos dias 26 e 27 de abril, o IX Seminário Internacional: Os Direitos Fundamentais e o Direito Internacional, no Auditório do Ministério Público do RS. A atividade foi realizada em conjunto com a PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / Faculdade de Direito da PUCRS / Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) / Departamento de Propedêutica Jurídica / Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais (GEDF); ESM/AJURIS - Escola Superior da Magistratura; Instituto Goethe; IDP - Instituto Brasiliense de Direito Público; Ministério Público do Estado do RS - Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos; Procuradoria-Geral do Município da Prefeitura de Porto Alegre; CEDIM, Centro de Estudos de Direito Municipal da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre; Escola Judicial do TRT4 e ESAPERGS - Escola Superior de Advocacia Pública da APERGS.
Renomados palestrantes, nacionais e estrangeiros, integraram a programação: Mark Tushnet (Universidade de Harvard, EUA), Peter Häberle (Universidades de Bayreuth, Alemanha, e St. Gallen, Suíça), Francisco Balaguer Callejón (Universidade de Granada, Espanha), Jayme Weingartner Neto (FMP/ULBRA), Maren Taborda (PUCRS/ESDM), José Luis Bolzan de Morais (UNISINOS/ESAPERGS), Luis Roberto Barroso (UERJ), Paolo Ridola (Universidade La Sapienza, Roma, Itália), Angelo Schillaci (Universidade La Sapienza, Roma, Itália), Cláudia Lima Marques (UFRGS), Ingo Wolfgang Sarlet (PUCRS/AJURIS), Lenio Luiz Streck (UNISINOS/MPRS) e Rogério Gesta Leal (UNISC/TJRS).
Além dos painéis, duas tardes foram reservadas para apresentação de trabalhos. A Coordenação Científica do evento foi do Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet.
Procuradores do Município de Porto Alegre participaram ativamente do evento: Cristiane da Costa Nery, Diretora da ESDM, e Cesar Emilio Sulzbach, Procurador-Geral Adjunto, integraram a mesa de abertura e presidiram painéis; Vanêsca Buzelato Prestes, Corregedora-Geral da PGM, integrou a Comissão Organizadora; Márcia Rosa de Lima apresentou o trabalho "Direitos fundamentais do art. 6.º da Constituição Federal de 88 e sua judicialização"; Maren Taborda, Coordenadora do CEDIM, palestrou no dia 26 de abril; e Edgar Garczynski Filho participou das atividades.