História
A ESDM nasceu em 17 de dezembro de 1996, quando um grupo de procuradores municipais teve a visão de que somente uma escola de referência para a discussão de temas municipais promoveria um olhar mais penetrante sobre as questões e angústias vividas nos municípios, por ser o local em que mais perto dos cidadãos se desenvolvem as políticas públicas.
Devido ao momento histórico vivido na época, menos de dez anos da promulgação da Constituição Cidadã de 1988 que definiu o Município como ente federativo, houve a descentralização de recursos e poderes com o intuito de estimular o exercício da cidadania e da democracia. A transferência de diversas competências para os municípios com a gestão de verbas específicas para tais finalidades, e que nem sempre eram suficientes, obrigou os gestores e operadores da administração municipal a enfrentar matérias até então não familiares no âmbito municipal.
A partir daí, a Procuradoria do Município de Porto Alegre e Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre (APMPA) passaram a serem demandadas para prestar orientação através de palestras, cursos, seminários e outros eventos.
Foi da grandeza deste ideal de nossos fundadores que a ESDM foi criada, pela APMPA, com o objetivo de ser referência para a discussão de temas municipais. A ESDM, na forma de Fundação, foi o caminho adotado, iniciando suas atividades em 19 de maio de 1997. Quanto à direção da ESDM, sempre ficou a cargo de um procurador municipal de carreira.
A ESDM chegou aos dias atuais como um centro de estudos e pesquisa teórico-científicas sobre o direito público, com enfoque nos problemas municipais para os advogados públicos, gestores públicos, servidores públicos, estudantes e demais interessados.
A ESDM está localizada no centro de Porto Alegre, na Rua Siqueira Campos, 1184 - 9.º andar, dispõe de Auditório para 70 pessoas, sonorizado e com ar-condicionado. Oferece cursos nas modalidades presenciais e EaD, palestras, seminários, jornadas, oficinas, conferências, congressos e cursos preparatórios e de especialização.
Na ocasião de comemoração dos 15 anos da ESDM, em memória a Procuradora Municipal Cloé Gomes Rodrigues, o auditório passou a receber seu nome, sendo intitulado Auditório Cloé Gomes Rodrigues. Uma homenagem que a APMPA e a ESDM outorgaram à Procuradora do Município de Porto Alegre por sua atuação exemplar, de posições enriquecedoras, altivas, combativas, colega comprometida com a carreira e com ambas as Instituições.
“Convidamos todos os interessados pelos temas atinentes ao Direito Público, especialmente o Direito Municipal, a conhecerem a nossa Escola. Nosso objetivo é instigar os profissionais e estudantes que a procuram a questionar a realidade municipal, contribuindo para o aprimoramento dos debates travados no âmbito dos municípios, entes federativos em que mais perto dos cidadãos se desenvolvem as políticas públicas. Desejamos que todos sejam bem-vindos.”
Direção da ESDM