ESDM realiza curso in company
Teve início no dia 28 de novembro, no Auditório Cloé Gomes Rodrigues da ESDM, o curso in company com o Professor Raffaele De Giorgi, exclusivamente para integrantes da Administração Pública Municipal. A atividade, desenvolvida em 32h/aula, conta com o apoio da APMPA - Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais e CEDIM - Centro de Estudos de Direito Municipal da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre.
Nos dias 28 e 29 de novembro de 2012, foi abordado o tema Sociedade do Risco. Nos dias 30 de novembro e 3 a 6 de dezembro de 2012, o assunto do Curso foi Administração Pública na Sociedade Complexa.
A aula sobre a função das organizações marcou o encerramento do Curso. Na ocasião, foi abordada uma das características da modernidade relacionada à construção de espaços elaborados de forma especial - as organizações. Por meio desses espaços é possível a tomada de decisões: "Só quando a comunicação tem a forma de decisão, a organização pode desenvolver a sua função. Dessa maneira, a organização se forma em seguridade interna e seguridade externa. [...] A seguridade interna é autoconstruída, sendo resultado das decisões do interior da organização".
Para finalizar as atividades do Curso, a Coordenadora do CEDIM/PGM-POA, Maren Guimarães Taborda, agradeceu a presença do Professor na segunda edição do Curso, realizado anteriormente em 2011.
Raffaele De Giorgi, atualmente, é professor visitante na Escola de Direito Rio da FGV. Colaborou por 30 anos com Niklas Luhmann, com quem fundou o Centro de Estudos do Risco da Universidade de Lecce, Instituto do qual é o atual Diretor. Foi Professor da Universidade de Saarlandes, Saarbrucken, na Alemanha (1971-1979), da Universidade de Bologna (1979-1981), da Universidade de Salerno (1981-1984), da Universidade de Napoli (1984-1986) e da Universidade de Lecce (1986 até hoje), todas estas últimas da Itália. Foi Professor-Visitante da Universidade Nacional Autônoma do México (1996-1997), onde foi convidado para ministrar a primeira catedra patrimonial de excelência, disciplina denominada Teoria Sociológica do Direito. Foi, ainda, Professor-Visitante da Universidade de Bielefeld (1988-1990), Münster (2000-2001) e Pesquisador sênior do Instituto Max Planck de História do Direito Europeu (2001-2006), todos na Alemanha.