ESDM realiza XI Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais
Na foto, Cristiane da Costa Nery, Coordenadora Científica do Congresso; Luciane Favaretto Timmers, Diretora da ESDM; Alexandra Cristina Giacomet Pezzi, Supervisora Acadêmica da ESDM; Professor Carlos Ari Sundfeld; Geórgia Campello, Presidente da ANPM; e Dayse Alencar, Vice-Presidente da ANPM
Acesse as fotos:
11 de novembro: https://www.dropbox.com/sh/ezml0ndrkxt6a5o/AABY-7qFG6aThTTO6GVGwohHa?dl=0
12 de novembro: https://www.dropbox.com/sh/j55aabeqbple5k1/AABm5tlFgMhcrE3C5yeCCFl4a?dl=0
13 de novembro: https://www.dropbox.com/sh/sionbkqng2j7a0n/AAAu0FSJ44Zeg_uZWXgb7_tXa?dl=0
14 de novembro: https://www.dropbox.com/sh/wh5qy2hweek35w2/AABdrbGzwiP5cf_XiHM1Clexa?dl=0
No dia 11 de novembro de 2014, no Rio de Janeiro, teve início o XI Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais, realizado pela ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais, em conjunto com a ESDM - Fundação Escola Superior de Direito Municipal.
Destacando a importância da participação e união de todos os Procuradores Municipais na luta pela a Advocacia Pública, a Presidente da ANPM, Geórgia Campello, abriu o evento. Durante seu discurso, ela agradeceu a presença de todos e afirmou que a cada ano o encontro contempla pautas mais complexas, devido a rotina municipal brasileira, que passa a requerer projetos mais específicos e compatíveis com o necessário desenvolvimento das cidades.
“Esse encontro nos faz mais capacitados, mas também mais amigos e, portanto, mais fortes e preparados. A Advocacia Pública Municipal é uma carreira que tende a avançar junto com as cidades brasileiras, firmando-se como carreira essencial para a efetivação da autonomia Municipal e dos grandes projetos de gestão pública”, afirmou.
Luciane Favaretto Timmers, Diretora da ESDM, ressaltou em seu discurso a importância da parceria das duas entidades para realização do XI Congresso, que une e fortalece toda a classe.
“Este Congresso já faz parte da agenda anual dos Procuradores Municipais e se tornou uma referência nacional. O evento permite e troca de ideias e conhecimentos que enriquece o aperfeiçoamento profissional, e contribui para o desenvolvimento de teses jurídicas. Além, é claro, de incentivar o espírito de união nacional da Advocacia Pública”, disse Luciane.
Também discursaram na abertura do XI Congresso o Vice-Presidente do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro, Ronaldo Eduardo Cramer Veiga; a Presidente da Comissão Nacional da Advocacia Pública, Elisa Galante; a Procuradora-Geral Adjunta do Município do Rio de Janeiro, Patricia Tassara; o Procurador-Geral do Município de Belo Horizonte e Presidente do Fórum de Procuradores-Gerais das Capitais Brasileiras, Rúsvel Beltrame Rocha; e a Coordenadora Científica do evento, Ex-Presidente e Conselheira nata da ANPM, Cristiane da Costa Nery.
Após a abertura, os Procuradores participaram da Conferência de Abertura, ministrada pelo Dr. Carlos Ari Vieira Sundfeld, Professor Fundador da Escola de Direito de São Paulo e Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público, com o tema “O Direito Administrativo e a Inovação”. Ele atentou para a pluralidade do Direito Administrativo no Brasil e importância da sua modernização, sugerindo uma reforma permanente na matéria, criando espaços de experimentos e inovação na advocacia brasileira.
Após a abertura, foi lançao o livro "Direito Municipal em Debate II". A obra, em seu volume II, traz uma coletânea de estudos jurídicos produzidos por Procuradores Municipais de todo o país, selecionados durante o X Congresso, realizado em 2013. O projeto é coordenado pela Presidente da ANPM e Procuradora de Salvador, Geórgia Campello, e pela Ex-Presidente da ANPM e Procuradora Municipal de Porto Alegre, Cristiane da Costa Nery, e editado pela Editora Fórum.
Ao fim do dia, os participantes tiveram um momento de confraternização ao som da banda JPG.
Para mais informações, acesse o site www.anpm.com.br/congresso.