ESDM comemora a reabertura da sede,descerra foto do Dr. Alexandre Marder na galeria de ex-diretores e lança o livro Direito Municipal:teoria e prática
A foto do ex-diretor Dr. Alexandre Marder, que dirigiu a Escola Superior de Direito Municipal (ESDM) nas gestões 2019-2020 e 2021-2022, foi descerrada na Galeria dos Diretores em solenidade realizada na tarde do dia 13 de dezembro de 2023. A homenagem integrou a comemoração a da reabertura do espaço da ESDM e do Livro Direito Municipal Teoria e Prática da ESDM, em parceria com a Editora Thoth.
A Diretora Geral, Vanêsca Prestes, acompanhada da Vice-Diretora Geral e da Diretora Administrativo-Financeira da ESDM, Cristiane Nery e Aline Peixoto, receberam os professores, autores, ex-diretores, associados, autoridades e demais convidados no coquetel que marcou as comemorações.
Durante a cerimônia, a Diretora Geral falou sobre o projeto de renovação da Escola que abrangeu diversas áreas da sede, com o propósito de criar ambientes modernos, funcionais e acolhedores para todos. Ela expressou a alegria das múltiplas e complementares comemorações, enfatizando a iniciativa da Associação dos Procuradores Municipais de Porto Alegre (APMPA), entidade mantenedora da ESDM, ao propor a aquisição de salas e a expansão do auditório.
A aprovação do projeto, conduzida pelo Presidente da APMPA, Armando Domingues, e a expressiva participação dos colegas na assembleia, que autorizaram a aquisição das salas, representaram um significativo voto de confiança. “Isso reflete a crença no trabalho desempenhado e na missão da ESDM”, destacou a diretora. Adicionalmente, ela delineou os princípios norteadores do projeto e da obra, fundamentados na reutilização, no reaproveitamento de materiais e na sustentabilidade:
“Já tínhamos o parquet em grande parte, reutilizamos e complementamos o que faltava; as portas foram reutilizadas e envelopadas, incluindo algumas que não foram usadas na APMPA estão colocadas aqui; os banheiros foram repaginados, sem trocar louças, as salas são amplas e com muita luz natural para não usarmos luz artificial na maior parte dos dias, as cortinas deste local já eram da ESDM e foram adaptadas para serem reaproveitadas, assim como os ar condicionados que foram recauchutados.”
Além disso, ressaltou medidas adicionais, como a eliminação do uso de bombonas de água em favor da aquisição de um purificador, contribuindo para a redução de garrafas d'água individuais e promovendo práticas mais sustentáveis. Esses foram apenas alguns exemplos das diretrizes estabelecidas, todas implementadas pela arquiteta, Andrea Tavares.
Vanêsca Prestes acrescentou que o auditório atualmente conta com uma capacidade para 110 lugares, com formato diferenciados para aproximar a interação dos estudantes e professores, sendo também adaptável para acomodar turmas menores. Quanto à biblioteca, concebida sob o princípio de espaço aberto, buscou não apenas abrigar o leitor, mas transcender as barreiras, integrar-se e aproximar o pesquisador do seu universo. Em suas palavras finais, ela expressou: "Sintam-se acolhidos, participantes e comprometidos com a ESDM. Agradeço à APMPA, representada por Armando e Dionello, por reconhecerem que a ESDM é uma extensão da APMPA e que, ao potencializá-la, contribui para o crescimento da própria APMPA e dos procuradores municipais de POA."
O momento também que contou com o pronunciamento do Presidente da APMPA, Armando Domingues, e do ex-diretor Dr. Alexandre Marder.
Expressamos nossa gratidão aos visionários que fundaram nossa instituição, aos dedicados diretores, professores, alunos e à incansável equipe de apoio. Ao longo desta jornada, cada um contribuiu significativamente para a promoção e manutenção da excelência da nossa Escola. Esta história grandiosa foi construída com a colaboração de muitas mãos!