Grupo de Estudos Itinerantes sobre Resolução Pacífica de Conflitos
Sendo pioneira no Brasil, a Casa de mediação da OAB/RS se tornou referência no âmbito da resolução de conflitos extrajudiciais, por isso, sediou o primeiro encontro do Grupo de Estudos Itinerantes sobre Resolução Pacífica de Conflitos. O evento ocorreu no dia 29 de junho de 2017 e teve a participação da ESDM - Fundação Escola Superior de Direito Municipal, representada pelas Procuradoras Municipais de Porto Alegre Andrea Corrêa, Cláudia Padaratz, Juliana Darde, Diretora Acadêmica da ESDM, Luciane Favaretto Timmers e Patricia Dornelles Schneider.
Com o objetivo de discutir o cenário de mediação no RS, o evento é uma troca de experiências entre os responsáveis pelas Escolas de cada instituição. Os encontros devem ocorrer uma vez por mês.
O Presidente da Casa de Mediação, Ricardo Dornelles, explicou como funciona a casa de mediação, quais são os limites e o que pode ser feito: “ É uma alternativa para os advogados que, em vez de utilizarem um processo administrativo, podem ingressar com a mediação. É importante deixar claro que o advogado continua acompanhando o cliente,e que o mediador nunca vai fornecer um parecer jurídico, ele atua como um facilitador da comunicação entre as partes. Quem dá a orientação ao cliente é o advogado, ou, em alguns casos, a defensoria pública”, esclareceu.
A Diretora da ESA/RS - Escola Superior de Advocacia da OAB/RS afirmou que a mediação é um tema que deve ser trabalhado, tendo em vista que interessa à advocacia privada, à pública e à magistratura: “Criamos esta rede de contatos a partir dos convênios que estamos realizando desde o início da nossa gestão com: a Escola da AGU, a Escola da PGE, a ESDM, a AJURIS e a Escola Judicial do TRT. O objetivo é intensificar e aproximar ainda mais o trabalho de mediação entre as instituições, trazendo melhorias para advogados, promotores, defensores e procuradores”, disse.
Na foto, junto com as representantes da ESDM, estão a Diretora da Escola da AGU, Márcia Uggeri, e o Coordenador da Casa de Mediação da OAB/RS, Ricardo Dornelles.