Memórias do II Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico - Avaliando o Estatuto da Cidade 2002
Em conjunto com a Prefeitura de Porto Alegre, a ESDM promoveu, nos dias 14 a 16 de julho de 2002, no Hotel Plaza São Rafael, o II Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico - Avaliando o Estatuto da Cidade. Os debates do evento foram o embrião do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico(IBDU), criado formalmente no Congresso posterior, em Recife(PE) e que é Dirigido atualmente pela professora da FMP, Betânia Alfonsin. Destaques do Congresso, que contou com um público de 500 pessoas:
A conferência de abertura com o tema "Significado do Estatuto da Cidade para o Direito Urbanístico Brasileiro", teve a presença do renomado jurista e urbanista brasileiro, Edésio Fernandes. O jurista mexicano Antônio Azuela, como integrante do Painel: "Sustentabilidade Urbano-Ambiental.
O encerramento do Congresso foi marcado pela Conferência do jurista e professor Adilson Dallari. Presenças ilustres de Toshio Mukai, urbanista com ampla contribuição no conceito urbano-ambiental Raquel Rolnick, urbanista que ocupou o cargo de Comissária ONU Nelson Saule Jr, jurista e professor USP, que tem enorme contribuição para o direito urbanístico.