Abertura do XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais
No dia 21 de novembro de 2017, foi realizada, na Ópera de Arame, em Curitiba (PR), a abertura do XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais. O evento, promovido pela ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais, contou com a presença de mais de 600 espectadores, entre procuradores vindos de todo o país, autoridades locais e nacionais e convidados. O Presidente e o Vice-Presidente da APMPA - Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, Cesar Emílio Sulzbach e Alexandre da Fontoura Dionello, o Vice-Diretor e a Diretora Administrativo-Financeira da ESDM - Fundação Escola Superior de Direito Municipal, André Santos Chaves e Simone da Rocha Custódio, estiveram presentes, juntamente com demais Associados.
A abertura contou com a participação da banda da Polícia Militar do Paraná na execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido do Hino de Curitiba. O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, foi o primeiro a falar e se disse muito contente em receber tantas pessoas de diferentes cidades do Brasil em um local tão especial quanto a Ópera de Arame. “Fique imensamente feliz e empolgado com número de adeptos ao evento. Ocasiões como essa contribuem para o avanço da economia e cultura local.”, afirmou Greca.
Em seguida, foi dada a palavra ao presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais - ANPM, Carlos Mourão, e as demais autoridades da mesa diretiva.
O Procurador de Curitiba e Coordenador geral do XIV CBPM, Miguel Kalabaide, em nome da ANPM, homenageou o arquiteto e urbanista, ex-Prefeito de Curitiba e ex-Governador do Paraná Jaime Lerner com uma obra do artista plástico Roberto Spring. A obra trazia uma placa e uma réplica do desenho original do projeto da Ópera, gentilmente cedido pelo arquiteto autor do projeto Domingos Henrique Bongestabs, que estava presente na cerimônia, a convite da organização do evento.
Durante a sua apresentação para o Congresso, Lerner trouxe o tema “Soluções urbanísticas em época de crise” e reforçou que o principal problema enfrentado pela sociedade atual é a inércia, falta de criatividade e burocracia. Além disso, comentou que dentro das cidades as necessidades econômicas nunca devem sobrepor a das pessoas.
Na sequência, o presidente da ANPM, Carlos Figueiredo Mourão, apresentou um documentário produzido pela ANPM sobre Algacir Teixeira de Lima - o Procurador do Município de Chopinzinho assassinado em 2015 a mando do então Prefeito da cidade, Leomar Bolzani - e homenageou a família do Procurador.
Subiram ao palco a esposa do Procurador, Maristela Bodanese Teixeira de Lima, e suas duas filhas para receber o prêmio Raymundo Faoro - Prêmio criado em Porto Alegre em 2009, pela ESDM, para homenagear operadores do Direito Municipal com destaque na atuação para as causas municipalistas ou para a carreira do Procurador Municipal. A irmã de Algacir também estava presente e acompanhou toda a cerimônia.
Para fechar a noite, o Juiz federal Sérgio Moro palestrou sobre a “A ação preventiva no combate à corrupção”. Durante sua explanação, Moro afirmou que a corrupção é uma das coisas que mais afeta a rotina dos brasileiros e destacou que Operação Lava Jato tem hoje 60 ações penais, com 157 pessoas já condenadas. Além disso, comentou ser inadmissível que muitos municípios ainda não façam concurso para procuradores municipais.