Com formato inovador a ESDM promoveu a 7ª edição do Curso de Reurb
Durante os dias 22, 23, 26, 27 e 29 de abril, a ESDM realizou a 7ª edição do Curso CURSO REURB (ênfase na atuação municipal), com programa revisto e atualizado com as alterações da Lei Federal nº 14.118/21. O novo modelo de capacitação abre espaço para atendimento individual dos alunos que tiverem interesse, oferecido nos dias 10 e 11 de maio, via Zoom. A coordenação científica ficou a cargo da Dra. Vanêsca Buzelato Prestes, Procuradora Municipal de Porto Alegre, que ministrou conteúdos juntamente com os professores Dra. Carolina Teodoro Falleiros, Procuradora Municipal, e Diretora Administrativo-Financeira da ESDM; Dr. Luciano Saldanha Varela, Chefe da Assessoria Técnica PGM e da Dra. Simone Somensi, Secretária Municipal de Habitação e Regularização Fundiária Adjunta de Porto Alegre.
O procedimento e montagem do REURB foi trazido na aula da Dra. Simone Somensi com exemplos práticos, da instauração à Certidão de Regularização Fundiária (CRF). Ainda, a atuação do CEJUSC e impugnações, a Consolidação Normativa Notarial e Registral RS - Provimento 001/2020 - parte REURB, e, como os Municípios podem trabalhar com regularização na Lei da Casa Verde Amarela - Lei Federal N. 14.118/21.
O professor Dr. Luciano Saldanha Varela, abordou os aspectos técnicos da Lei Federal 13.465/2017. Os elementos técnicos para Instauração da REURB, infraestrutura essencial - ênfase em análises práticas de soluções de drenagem, requisitos técnicos para as notificações previstas no art. 31 Lei Federal N. 13.465/17, fluxograma de matrículas, levantamento topográfico e projeto de regularização fundiária. Trouxe ainda os aspectos técnicos de ZEIS ou regime urbanístico, projeto Urbanístico, registro do Loteamento, estudo técnico ambiental - elementos técnicos que o compõe - análise de estudos hidrológicos e soluções de eliminação de risco, regularização das edificações - aplicação da Lei Federal N. 13.865/2019 e direito de laje.
O histórico da regularização fundiária e a apresentação geral da lei foi apresentado pela Dra. Vanêsca Buzelato Prestes com destaque para as principais inovações e procedimentos de responsabilidade dos municípios. O conteúdo destacado teve considerações sobre as características lei, licença urbanística e ambiental única - art. 12, marco temporal aplicação e ATOS administrativos na REURB. O programa da Dra Vanêsca abordou ainda:
- Modelos urbanísticos para aprovação da regularização do perímetro
- Titulação dos lotes - Requerimento: legitimados - art. 14
- Instauração: requisitos e efeitos - Publicação Edital
- Prenotação e solicitação matrículas - Hipóteses de indeferimento REURB: conceito do núcleo consolidado; tempo e natureza da ocupação; existência de litígio
-Litígios privados - art. 21
-Litígio em área pública § 8º, art. 31 -Formas de participação de terceiros na REURB - inovações previstas na Lei Federal N. 14.118/21
- Áreas de Preservação Permanente
- Perda propriedade REURB - efeitos jurídicos e responsabilidade municipal
-Titulação dos lotes: responsabilidade dos municípios; preferência na titulação às mulheres; principais problemas encontrados
-Certidão de Regularização Fundiária - CRF - requisitos, a lista dos legitimados e dos títulos reconhecidos; efeitos jurídicos da listagem
- Efeitos da regularização no IPTU do lote - observações sobre as legislações municipais
A titulação da Reurb foi tema da aula da Dr. Carolina Teodoro Falleiros, sob a ótica da legitimação fundiária, legitimação de Posse, possibilidades para quem tem mais de um lote, registro de contratos e o aspecto importante da titulação preferencial em nome mulher, além de casos práticos de impugnações à lista CRF e exemplos práticos.
O curso contou com carga horária de 20 horas/aula, e teve apoio do APMPA - Associação dos Procuradores do Município de Porto Alegre, ANPM - Associação Nacional dos Procuradores Municipais e CEDIM – Centro de Estudos em Direito Municipal da Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre.